terça-feira, 26 de junho de 2007

"Trilho dos Miradouros" , um passeio pedestre no dia 1 de Julho na Arriba Fóssil de Esposende, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Passeio pedestre "Trilho dos Miradouros" no dia 1 de Julho de 2007 na Arriba Fóssil de Esposende

Tipo de Percurso: Trilho circular
Local de Inicio e Final do Percurso: Capela de St António (no centro de Palmeira de Faro)
Hora de Partida: 9h35
Distância percorrida: 14 km
Duração aproximada: 5 horas
Grau de dificuldade: Fácil/Moderado

No âmbito do programa "Caminhadas no Litoral Minhoto" que decorrem no 1º Domingo de cada mês vai-se realizar no dia 1 de Julho o passeio pedestre "Trilho dos Miradouros" que decorrerá na Arriba Fóssil de Esposende.

Este percurso terá o seu início no adro da Capela de St António, no centro da povoação de Palmeira de Faro (concelho de Esposende), pelas 9h35. Subir-se-á até ao cimo do Monte de Faro, aonde se avista uma impressionante paisagem do oceano Atlântico e toda a zona costeira entre Esposende e Póvoa de Varzim, a sul, e o Bom Jesus de Braga, a este.
Em alusão à toponímia, em tempos possivelmente medievais, no cimo do monte de Faro existiria um farol (ou faro), que guiaria os navegantes pelo alto-mar. Em algumas das vertentes deste monte também existem pequenas minas que apenas foram exploradas durante a IIª Guerra Mundial em busca do volfrâmio.

Deixando o Monte de Faro prosseguir-se-á pelo coberto florestal até ao Castro de S. Lourenço. Este aprazível castro, cuja primeira ocupação data de meados do IIIª milénio A.C. foi sendo habitado ao longo dos séculos de modos diferentes, como o atesta as suas habitações com formas e materiais diversos. Algumas das casas foram reconstruídas no final do séc. XX. Junto, uma capela, já mencionada em registos do séc. XVI (mas que entretanto foi bastante alterada), rodeado por uma muralha, possibilita-nos usufruir de uma bela panorâmica da costa atlântica de Esposende e do estuário do rio Cávado.


Sair-se-á então em direcção à povoação da Abelheira, passando pela ribeira de Peralta, visitando à frente a "Mamoa da Portelagem", um dos mais importantes dólmenes nesta região, onde se apresentam tão comuns. Pouco depois chegamos aos pitorescos moinhos de vento e azenhas da Abelheira, dispostos como que em cascata sobre a encosta. Conforme o número e tipo de participantes existe ainda a possibilidade de se visitar o miradouro e capela de Nª Senhora da Paz, na proximidade. Regressamos então até ao castro de S. Lourenço, onde aí podemos desfrutar de uma ampla área de lazer nas imediações, permitindo assim aos participantes almoçar e descansar de modo tranquilo. Já com as forças restabelecidas regressamos à povoação de Palmeira de Faro, onde o percurso finaliza.

O "Trilho dos Miradouros" é um trilho circular de extensão de cerca de 14 km com um tempo estimado de 5 horas (incluindo o almoço). O seu nível de dificuldade é fácil/moderado. A participação é livre e gratuita.

Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com

Recomendável levar botas de montanha, roupa adequada e bastante água.


Como chegar a Palmeira de Faro:
a) para quem vem pela A28 de norte ou sul do concelho de Esposende
Sair na saída que menciona Esposende. Seguir em direcção à cidade de Esposende. Logo que chega à 1ª rotunda (cerca de 1km depois) vira-se logo na 1ª à direita, aonde menciona "Zona Industrial". Depois segue-se duas ou três centenas de metros até entrocar com a estrada nacional Esposende-Barcelos/Braga. Aí vira-se à direita em direção a Barcelos/Braga e cerca de 1km depois passa-se por baixo da A28 e uns duzentos metros depois surge logo a 1ª entrada à esquerda para o centro de Palmeira de Faro. Entra-se nessa rua e segue-se sempre em frente até chegar à Capela de St António, no centro de Palmeira de Faro.
Aqui podem consultar um mapa com o percurso atrás enunciado a linha amarela

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial