terça-feira, 28 de agosto de 2007

Passeio pedestre "Trilho da Chão" no dia 2 de Setembro, na Serra de St Luzia, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Passeio pedestre "Trilho da Chão" no dia 2 de Setembro de 2007 na Serra de Santa Luzia, concelho de Viana do Castelo.

Localização: Serra de Santa Luzia - Viana do Castelo
Tipo de Percurso: Trilho circular (parte de PR sinalizado)
Local de encontro e final do percurso: SIRC- Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (Carreço -Viana do Castelo)
Hora de Partida: 9h30
Distância a percorrer: 14 km
Duração aproximada: 5 horas
Grau de dificuldade: Fácil/Moderado



No âmbito do programa "Caminhadas no Litoral Minhoto" que decorrem no 1º Domingo de cada mês vai-se realizar no dia 2 de Setembro de 2007 o "Trilho da Chão" na Serra de Santa Luzia, concelho de Viana do Castelo.

O percurso inicia-se junto ao edifício da SIRC- Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, que fica nas traseiras da estação/apeadeiro de comboio de Carreço, na linha Porto-Vigo. Caminhando para norte pouco depois atravessamos o lugar de Paçô, onde se encontram as gravuras rupestres da “Lage da Churra”, já no limite norte da povoado. Sobe-se então em direcção ao alto da serra de santa Luzia, transitando na maior parte do percurso por uma velha calçada de granito do “Caminho da Costa de Paçô”.

Paisagem Litoral vista do Miradouro do Mior
(clicar para ampliar)


Apanha-se então um estradão florestal em terra batida (vindo de Afife) até chegarmos a um miradouro onde pode observar uma panorâmica sobre o mar entre Viana do Castelo e o monte de Santa Tecla, na Galiza. A partir daqui observaremos ao longo do percurso numerosos garranos. Chegamos então a um cruzamento, junto de umas grandes antenas, de onde já se observa o vasto planalto da Chão. Faremos uma breve incursão neste planalto, até ao ponto ao se avista ao longe o marco geodésico da Serra de St Luzia (550m), conhecido como “Talefe” ou “Gurita de Couço”. O planalto da Chão é uma extensa zona granítica, com vegetação rasteira e arbustiva pontuada por pequenas lagunas aqui e ali. Os garranos e o gado barrosão pastam bucolicamente por estas serenas paragens, onde outrora também se fez extracção de minérios, sobretudo volfrâmio.

Regressamos ao ‘cruzamento das antenas’. Seguiremos então por uma caminho de terra batida que desce a serra serpenteando-a. Seguimos então um caminho paralelo à costa, na direcção norte-sul e de onde se avistam belas parcelas desta.

Atinge-se depois um cruzamento onde se fará um pequeno desvio para o “Alto do Mior” (mais conhecido por “Miradoiro das Bandeiras”), com uma bela vista sobre o oceano, o farol e os moinhos de Montedor e as veigas de cultivo do Carreço Areosa, e Afife

Retoma-se a descida tomando a calçada centenária de granito do “Caminho da Costa de Carreço”. Nas suas pedras para além dos sulcos dos carros de bois, também estão registadas algumas datas nas pedras “eras”, indicando as periódicas intervenções comunitárias para manutenção desta calçada. Mais abaixo segue-se por uma estreito caminho até se atingir de novo a povoação do Carreço e terminar junto da SIRC.

Cerca de 60% deste percurso coincide com o P.R.8 Trilho da Chão, implementado pelo clube “Amigos da Chão”

Garranos em pastagem
(clicar para ampliar)



Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
verdeminho@gmail.com
pedestrianismo@gmail.com



Recomendável levar botas de montanha, calças, corta-vento e bastante água.



Como chegar à SIRC- Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço:
Vindo de sul pela E.N 13, passa-se a cidade de Viana do Castelo e segue-se em direcção a Vila Praia de Âncora/Caminha. Cerca de seis quilómetros depois de se deixar Viana dos Castelo vemos a primeira indicação para Carreço (Troviscoso), à nossa direita. Continuámos pela EN.13, não tomando esse desvio. Pouco depois temos uma segunda indicação para Carreço. Continuámos pela EN.13, também não tomando esse desvio. Pouco depois temos uma subida e já na parte superior dessa subida temos uma indicação à nossa direita para Carreço (cerca de 1km depois da anterior indicação). Tomámos essa estrada para Carreço e na segunda curva à esquerda virámos em direcção à SIRC, que fica nas proximidades.

Vindo de norte pela E.N 13, passa-se a vila de Vila Praia de Âncora e segue-se em direcção a Viana do Castelo. Cerca de oito quilómetros depois de passar Vila Praia de Âncora, na parte superior de uma subida temos uma indicação à nossa esquerda para Carreço. Tomámos essa estrada para Carreço e na segunda curva à esquerda virámos em direcção à SIRC, que fica fica nas proximidades.


Mapa de Acesso à S.I.R.C - Carreço
(clicar para ampliar)




As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com).

Clicar para ampliar

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial